segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Bolo Chiffon de Chocolate com Profiteroles





Fim de ano. Altura de olhar para trás e fazer o resumo do jogo. O que conquistamos? O que conseguimos realizar? Quem foram aqueles que se mantiveram ao nosso lado? O que ficou por fazer? 
Surge uma nova lista de desejos, alguns que já são conhecidos, outros são novidade... Serão realizados para o próximo ano? 
Uma coisa eu tenho a certeza, é bom estar por cá e viver um ano de cada vez! É bom ter desejos, é bom realiza-los, é bom lutarmos por eles e é muito bom viver a vida em boa companhia. 

Um bolo de chiffon de chocolate e cobertura de profiteroles para entrar no novo ano bem docinhos. 


Para os Profiteroles:
  • 200 ml natas 
  • 2 colheres de sopa açúcar em pó
  • 250 ml leite
  • 100 g manteiga
  • 150 g farinha
  • 3 ovos
  • 100 g chocolate para culinária 
  • 1 colher de sopa manteiga

  • Comece por preparar o recheio. Bata ligeiramente as natas. Junte o açúcar em pó e continue a bater até estarem bem firmes. Reserve no frigorífico.
    Numa panela, coloque o leite e as 100g de manteiga. Quando o leite ferver, junte de uma vez só a farinha e mexa bem até formar uma bola que se descola facilmente da panela. Retire a massa da panela e bata com a batedeira. Junte os ovos, um a um, batendo sempre em cada adição.
    Coloque a massa num saco de pasteleiro e, num tabuleiro forrado com papel vegetal, faça pequenas bolinhas, do tamanho de nozes. Leve ao forno a 200º durante 25 minutos.
    Retire os profiteroles do forno e deixe arrefecer. Entretanto, numa panela em banho maria, derreta o chocolate de culinária e a colher de sopa de manteiga. Mexa bem até obter um creme brilhante e liso.
    Quando os profiteroles estiverem frios, coloque as natas batidas num saco de pasteleiro, insira o bico do saco dentro do profiterole e pressione o chantilly. Quando transbordar, significa que o interior do bolinho já está recheado.
    Depois, com a ajuda de uma tenaz, mergulhe a parte superior do profiterole no chocolate previamente derretido.
    Deixe arrefecer até o chocolate solidificar.

Bolo Chiffon de Chocolate
6 ovos
300g açúcar
½ chávena de óleo
175g farinha
3 colheres de chá de fermento em pó
¾ chávena de água a ferver
½ chávena de cacau em pó
100g de chocolate de culinária
1 colher de sopa de manteiga

Numa taça bata as gemas com o açúcar até dobrar o tamanho do creme. Junte o óleo e misture bem. Em seguida, junte a farinha peneirada com o fermento. Ferva a água e junte-lhe o cacau. Misture este preparado à massa.
Bata as claras em castelo e envolva-as na massa.
Forre uma forma redonda, sem buraco, com papel vegetal e leve a massa ao forno, durante 30 minutos, a 180º. 
Entretanto, numa panela em banho maria, derreta o chocolate de culinária e a colher de sopa de manteiga.
Quando o bolo estiver cozido, retire do forno e desenforme-o. Regue o bolo com o chocolate derretido e disponha os profiteroles no topo.
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário