Todos gostamos da véspera de Natal. É o início da festa que todos aguardam, o encontro entre a família, o tão esperado bacalhau, a troca de presentes quando chega a meia noite, a lareira acessa que dá calor e magia.
Mas por cá também se vibra com o dia de Natal. Diz a tadição do norte que no almoço de Natal se come o Farrapo Velho ou Roupa Velha, que é uma receita feita com as sobras do bacalhau, das batatas e das couves do dia anterior.
No entanto, nós fazemos sempre outros pratos que alegram e trazem um certo requinte ao almoço: o marisco, o leitão à bairrada, um belo assado, são sempre sugestões bem-vindas pela nossa família.
E porque não tornar este almoço ainda mais delicioso e fazermos o nosso próprio pão? Dificilmente conseguimos pão fresco neste dia que é feriado e também não queremos perder muito tempo na cozinha, para estarmos com aqueles que mais gostamos.
A receita que vos trago hoje é tão rápida e simples que não vão resistir. E se fizerem um assado para o almoço, melhor ainda! Podem aproveitar o calor do forno e cozer o pão num instante.
Quem resiste ao cheirinho do pão acabado de fazer?
Surpreendam a vossa família!
2h15 | Fácil
11g fermento de padeiro
50g açúcar branco
300ml leite morno
58g manteiga
1 ovo
Pitada de sal
1 colher de café extracto de baunilha
470g de farinha de trigo
100g amêndoa laminada
80g de uvas passas
Misture o leite com o fermento e o açúcar. Reserve para que o fermento possa activar.
Numa taça bata o ovo com a manteiga. Acrescente o extracto de baunilha e o sal. Misture a farinha e bata bem. Adicione a mistura do leite com o fermento e bata em velocidade média durante 10 minutos. Tape a massa com um pano e deixe levedar durante 45 min.
Pegue na massa e estique-a com as mão sobre uma bancada polvilhada com farinha. Coloque as amêndoas e as uvas sobre a massa. Enrole a massa e volte a esticar. Repita o processo até os frutos estarem bem incorporados. Faça uma bola com a massa, coloque-a numa taça, tape com um pano e deixe levedar durante 45 min.
Divida a massa em duas partes iguais e leve ao forno, num tabuleiro com papel vegetal, durante 35 minutos a 180º.
Sem comentários:
Enviar um comentário