quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Empadas de Legumes



Empadas: práticas, deliciosas e tentadoras.
Com elas termino oficialmente a saga das receitas para a marmita.




50 min | Média

Para 12 Empadas

Recheio
1 cebola
1 cenoura ralada
1/2 alho francês
1 lata de cogumelos laminados
200ml de molho béchamel 
Azeite
Sal
Pimenta
Nóz-moscada

Massa
300g farinha
80g manteiga
1 ovo
2 colheres de sopa de água
Sal
1 gema

Comece pelo recheio. Leve ao lume uma panela com a cebola picada e o azeite. Deixe refogar até a cebola ficar dourada. Acrescente a cenoura ralada, o alho francês e os cogumelos. Deixe cozinhar durante 5 minutos. Adicione o molho béchamel e tempere com o sal, a pimenta e a nóz-moscada. Quando ferver, pode apagar o lume. Reserve e deixe arrefecer.

Numa taça coloque a farinha com uma pitada de sal. Faça um buraco no centro da farinha e coloque lá dentro o ovo, a manteiga derretida e a água. Misture até formar uma bola que se descole com facilidade das mãos. Se for necessário acrescente mais farinha.
Unte 12 formas pequenas com manteiga e farinha. Estique a massa e com a ajuda de um cortador em forma de círculo (ou um copo), corte as tampas das empadas. Divida a restante massa em 12 partes iguais e forre cada forminha. As bordas da massa devem ficar mais altas do que a forma.
Introduza o recheio e tape com a tampa redonda da massa. Una a tampa da massa com a do interior da forma e forme as ondas em torno da empada. Pincele as empadas com a gema do ovo para que fiquem douradas.
Leve ao forno a 180º cerca de 25 minutos.