sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Há figos! - Compota de Figos Pingo de Mel com Nozes




Parece que não havia forma dos figos amadurecerem nas figueiras cá de casa. Já andava a ver receitas de figos pelo mundo da blogosfera, há pelo menos um mês. Aliás, já ninguém fala neles. E os meus, pequenos e envergonhados, nada de ficarem maduros. 
Há dias, os melros, que assistem sempre ao nascer do sol no meu jardim, deram-me sinal de que os figos estavam doces. Quando dei por ela, os gulosos pássaros já andavam a debicar na fruta. E se eles comem, é porque estão bons! 
Lá fui colher os figos. Na verdade, pedi ajuda ao marido, porque as figueiras estavam cheias de aranhas. Mas carreguei o cestinho, enquanto ele colhia. 
A primeira receita, como não poderia deixar de ser, é uma deliciosa compota, que nos permite saborear a fruta ao longo do ano, mesmo não sendo época dela. A verdade é que, durante os dias que demorei a passar as fotos para o computador e a preparar esta publicação, um frasquinho de compota de figo com nozes já desapareceu! Por isso, não sei bem se vai durar assim tanto tempo. 
Ai a gula... 


50 min | Fácil  

1kg de figos pingo de mel
700g de açúcar
100g de miolo de noz 
1 pau de canela

Lave os figos, retire o pé e corte em quatro metades. Leve ao lume a fruta com o açúcar e o pau de canela. Deixe ferver e coloque o lume no mínimo possível. Ao fim de 10 minutos, retire o pau da canela. Não precisa de estar sempre a mexer a compota, mas deve fazê-lo algumas vezes para garantir que a fruta não agarra ao fundo do tacho.
A compota estará pronta quando fizer o ponto de estrada. Para verificar este ponto, coloque um pouco de molho num prato e risque-o com uma colher. Se fizer um risco (estrada) e não voltar a unir, significa que está no ponto. Se unir, ainda não faz o ponto de estrada. Para chegar a este ponto deve deixar cozer durante aproximadamente 40 minutos. 
10 minutos antes da compota estar pronta, acrescente o miolo das nozes. Passe os frascos por água a ferver e encha-os com a compota. Assim que a compota estiver fria, feche bem os frascos e guarde-os no frigorífico. 

Sem comentários:

Enviar um comentário